A Prefeitura de Santa Maria iniciou nesta terça-feira (14) a vacinação contra a Covid-19 com doses bivalentes no município. O primeiro grupo a ser contemplado nesta etapa é o de pessoas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs).
Na manhã desta terça-feira, a primeira ação ocorreu no Lar das Vovozinhas. Na ocasião, Sandra Medianeira Fagundes Gomes, 51 anos, foi uma das primeiras pessoas a receber a dose bivalente aplicada pela enfermeira Patrícia Bueno. Cerca de 26 instituições locais, entre filantrópicas e privadas, ainda devem ser incluídas no cronograma da Secretaria Municipal de Saúde ao longo da semana.
– Começamos esta nova etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus, seguindo o calendário apresentado pelo governo federal. O Lar das Vovozinhas foi escolhido como primeira ILPI pelo grande número de atendidas e, em seguida, vamos levar as doses a outras instituições e, depois, para a população, a começar pelas pessoas com 70 anos ou mais – explica a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.
A gestora da pasta salienta que as doses bivalentes imunizam contra as novas variantes de Covid-19 e, por isso, é importante que a população receba estas vacinas, conforme o cronograma apresentado pelo governo federal.
Sandra Medianeira Fagundes Gomes, 51 anos, foi uma das pessoas imunizadas na primeira ação. A dose bivalente foi aplicada pela enfermeira Patrícia Bueno
Doses
Santa Maria recebeu 1.254 imunizantes na segunda-feira (13). As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus em sua composição, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para fazer essa dose, a pessoa precisa ter, ao menos, o esquema primário da vacina, composta pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
*com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notícias